Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40203
Compartilhe esta página
Título: | As implicações do PIBID na formação inicial dos estudantes participantes da UFPE/CAA. |
Autor(es): | SILVA, Camila Sibelle Marques da |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil); Professores - Formação; Laboratórios |
Data do documento: | 21-Fev-2014 |
Citação: | SILVA, Camila Sibelle Marques da. As implicações do PIBID na formação inicial dos estudantes participantes da UFPE/CAA. Caruaru: O Autor, 2014. |
Abstract: | A presente pesquisa tem por objetivo apontar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para a formação inicial dos bolsistas participantes do subprojeto de Matemática, alunos da Universidade Federal de Pernambuco, Campus do Agreste. O Programa tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores e o incentivo à prática docente contribuindo para melhoria da qualidade do ensino das escolas públicas no Brasil. No Campus do Agreste, o PIBID foi implantado em 2011 inserindo os cursos de licenciatura em Química, Física e Matemática; no ano seguinte o programa foi ampliado, dobrando o número de vagas dos projetos existentes e alcançando todas as licenciaturas do Campus. Os estudantes que integravam o subprojeto Matemática/UFPE/CAA tiveram seu trabalho focado nas práticas de Laboratório durante os dois anos e meio de vigência, desta forma, se tornou necessária uma análise das atividades desenvolvidas e das implicações destas atividades para a formação inicial do professor de Matemática. Assim, procuramos fazer uma pesquisa qualitativa, coletando os dados a partir de entrevistas com os bolsistas e documentos produzidos pelos mesmos, destacando os resultados obtidos pelos bolsistas. Foi percebido que de fato, o programa contribuiu para a formação dos bolsistas, pois a partir do projeto eles puderam desenvolver as competências e habilidades específicas do professor de matemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40203 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Camila Sibelle Marques da.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons